terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Valerá a pena?

Nos dias de hoje, o assunto mais falado em Portugal (e não só) ,  é a crise em que se vive. Crise essa que afeta a população adulta, mas que, futuramente, virá a afetar a população que hoje é considerada "o futuro" do país.
Empresas fecham todos os dias, companhias entram em falência,  deixando centenas de pessoas sem emprego e sustento. Esta imagem de fracasso aos olhos dos jovens é um choque. Que sonhos se podem ter com aquilo que vemos?
De facto já vivemos numa sociedade educada para lutar por aquela profissão que nos imaginamos a exercer desde que sabemos o que é pensar, conscientemente, no futuro. Mas será realmente necessário ir para a faculdade? Será que vai valer a pena tanto esforço? Será que vai valer a pena continuar a sonhar? Diplomas e mestrados já não garantem empregos. Os tempos mudaram, e o pessimismo que se abateu sobre a sociedade faz-nos apenas sonhar em ter um emprego, mesmo que tenhamos nascido para ser jornalistas e acabamos  por ser distribuidores de publicidade - com o devido mérito de ambas as profissões.
É, deliberadamente, uma ideia extremamente errada.
Se hoje, o futuro dos próximos dez anos se avizinha negro, quem nos diz que isso não irá mudar, como já antes aconteceu? Perseguir o nosso sonho implica inevitavelmente arriscar, porque estimativas são exactamente isso… estimativas. Para concluir, a atualidade  nos mostra  que o maior problema das novas gerações será o confronto com um mercado sem ofertas, ou ofertas que escravizam, de salários baixos e horários extensos. Posto isto,  porquê  não sonhar  por  um futuro que não se resuma apenas em viver num buraco negro?

Sem comentários:

Enviar um comentário